quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Brasil de jovens leitores...

Por Adrieli Cancelier

Não deu no jornal, mas segundo a Agência Brasil o maior número de leitores brasileiros está entre jovens e crianças. Mas o que será que nossos caríssimos companheiros da madrugada internáutica andam lendo por aí? Quadrinhos do Super-Homem? Revistas de fofocas? Resumo de Duas Caras?

Nada disso! Os nossos bons leitores, além de crônicas espalhadas pela internet, estão lendo os mais variados tipos de “bons livros”.

Paulo Coelho, segundo pesquisa realizada pelo Projeto Juventude e pelo Instituto Cidadania, ainda é o escritor mais procurado pelos jovens. Era de se esperar. Obras como Veronika Decide Morrer e Onze Minutos costumam encantar até mesmo as mentes-jovens mais conservadoras ao misturar a realidade com uma dosezinha de sonhos e loucuras.


Paulo Coelho

O escritor não fez sua carreira apenas com seus livros conhecidos mundialmente. Paulo Coelho também escreveu músicas muito conhecidas na voz do nosso glorioso e lendário Raul Seixas, como Sociedade Alternativa e Tente Outra Vez.

Apesar de alguns assassinatos cometidos à língua portuguesa, Paulo Coelho recebeu vários prêmios nacionais e mundiais com suas obras. Sua última condecoração, em 2007, veio diretamente da ONU: Mensageiro da Paz.


Outras leituras...

Além de Paulo Coelho, outros reis da literatura são bastante conhecidos entre os jovens. Clássicos de José de Alencar e Machado de Assis também enchem as prateleiras de muitos quartos jovens. Mais atrás aparecem os livros de Dráuzio Varella e Lair Ribeiro.

Porém, dado divulgado pela Folha afirma que com um quilômetro de distância na frente de Paulo Coelho, o livro mais lido pelos brasileiros ainda é... A Bíblia! É isso mesmo! 43 milhões de pessoas já a leram e 45% destes costumam fazê-lo com freqüência.


E Depois?

A pesquisa aponta que esse interesse por clássicos literários dura, na maioria dos casos, apenas até o fim da fase escolar. Mas qual seria o real motivo, prezados leitores?

Talvez a falta de incentivo (ou de obrigação)... Ou talvez na falta de críticos que escrevam boas resenhas sobre as fabulosas obras - e é fato, é difícil escrever boas resenhas - ou a preguiça.
Seja lá qual for a causa (ou as causas) quem sai ganhando é sempre aquele que não perde a mania. Quem lê conhece línguas, o impossível português e todos os seus derivados.

E se isso não servir, ler é tão grandioso quanto sonhar. A magia das palavras toma formas diferentes em cada cabeça. Um quarto cheio de livros é um quarto cheio de sonhos. Sonhos são quartos cheios de histórias. Histórias são quartos cheios de jovens.

Nenhum comentário: